sábado, 9 de outubro de 2010

O palhaço metido à intelectual

(Clique na imagem para ampliar)

Desde que comecei a ler o HTP, me autodeclaro empresária circense e passei a classificar os palhaços da minha vida.
O palhaço em questão é um ex. E metido à intelectual.
Vamos aos fatos.
- O palhaço nasceu em 1983. Tá mais pros 30 do que pros 20. E ainda é vendedor de uma loja de vídeo-games, onde diz que ganha dinheiro se divertindo. Sad, but true. Quanto ao fato dele ser dono, são outros 500...fica a dúvida.
- O palhaço não tem ensino superior. Muito menos em filosofia, onde não chegou nem à metade do curso. Sequer tem ensino técnico em palhaçadas...
- O palhaço sempre teve a incrível mania de ler capa e contracapa de livros, buscar a sinopse no google e posar de intelectual que já leu todo El Ateneo*. Destes citados, um deles eu tenho certeza de que nunca leu. Pausa pra historinha:
O palhaço posava de que tinha lido Dom Quixote. Em espanhol. Edição comemorativa de sei lá o quê. Ok. Em uma viagem à Argentina, achei um exemplar do livro com ilustrações do Pablo Picasso. Comprei todos (os dois) que tinham na livraria. O aniversário do palhaço estava próximo e resolvi dar uma das edições de presente. Mas avisei: a edição é de colecionador, coisa rara de achar e pra guardar por toda a vida. E é uma versão resumida.
O tempo passou e eu acho o livro em uma das estantes da lujinha onde trabalhava. Quando perguntei o que o livro fazia lá, o palhaço me respondeu que tava lendo. Comassim, Bial? Indaguei o óbvio: se o palhaço já tinha lido a versão integral, pra que ler a versão resumida? Vergonha na cara, confissão feita: o palhaço nunca havia lido o livro. Só o prefácio.
E duvido que tenha lido até o presente momento. Inclusive a versão resumida.
- O palhaço, além de metido à intelectual, tem auto-estima baixa. E, pra levantá-la, nada melhor do que pisar nos amigos que o cercam, correto? Na visão do palhaço em análise, corretíssimo. E dá-lhe corrigir o amigo (um dos poucos das antigas que ainda o suporta) em pleno facebook, em um post bacaninha, onde o moço emocionava-se ao elogiar o irmão. A traulitada debaixo eu não apaguei: mas, com certeza, de José Saramago ele também só leu as sinopses...
- E, para o Gran Finale: a apresentação em seu twitter! Digno de palhaço aparecido! E agora, cá entre nós: diante de tudo isso, tem certeza de que este palhaço será uma das melhores pessoas que conhecerás ao longo de sua vida?

E agora podem abaixar os panos. O espetáculo (deste palhacinho) acabou.

*maior livraria da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário